A partir deste ano, começa a valer uma nova modalidade de retirada de dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) chamada saque-aniversário. Com esse novo modelo, trabalhadores poderão retirar uma parte do FGTS uma vez por ano, com a condição de não poder sacar o saldo total da conta se forem demitidos sem justa causa.
O que é o saque aniversário? É uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
Qual é o valor de FGTS que posso sacar? O trabalhador poderá sacar uma parcela de 5% a 50% do que tem na conta do FGTS, mais um valor fixo todo ano, dependendo de quanto tem de saldo. Pelo site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS (disponível na App Store, Google Play ou Windows Store) é possível simular o valor que receberia e aderir ao saque- aniversário. A consulta é possível após fazer um cadastro e criar uma senha.