As empresas buscam o crescimento no menor tempo possível. O RH tem papel fundamental nesse processo e são diversas as estratégias que podem ser tomadas para atingir as metas. Tais estratégias incluem integração, qualificação, boa comunicação, criatividade, pesquisas de clima organizacional, entre outros fatores.
É imprescindível que os funcionários estejam integrados entre si, promovendo uma maior colaboração, principalmente quando se trata de novos colaboradores. Desse modo, ele conhecerá os valores, o funcionamento e as metas da empresa. Isso é importante até mesmo para evitar o rodízio de funcionários, o que gera gastos com rescisões e contratações. Interligada à integração, deve estar a qualificação dos funcionários, que geralmente deve acontecer de forma continuada, pois as novidades vão surgindo com rapidez e a instituição precisa estar atenta e atualizada para atender às demandas do mercado. Assim, o RH deve articular estratégias a fim de implementar ações eficientes de qualificação do quadro de funcionários. Para isso, a criatividade também é fundamental, pois é preciso planejar de acordo com as metas da empresa. O RH desenvolve táticas necessárias para alcançar as metas, desde treinamento de colaboradores ao atendimento aos clientes.
Outra estratégia que se destaca para o crescimento da empresa, é a avaliação dos funcionários e dos resultados obtidos pela instituição. Para isso, é primordial que se crie padrões de avaliação, possibilitando melhores tomadas de decisões. Desse modo, a pesquisa de clima organizacional contribui para o desenvolvimento das empresas, pois, ao ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre o seu ambiente de trabalho, o RH poderá traçar maneiras de como melhorar o local de trabalho, deixando-o mais equilibrado.
Apostar nas tecnologias também é uma estratégia importante para o RH. Sejam softwares sofisticados ou redes sociais, é notável o quanto os recursos tecnológicos fazem parte do trabalho do novo RH, pois a partir deles são estabelecidas as relações entre a empresa e seus clientes, e auxiliam até para conquistar novos públicos. A partir de uma avaliação do que a empresa almeja e o que precisa para alcançar as metas, o RH seleciona os recursos necessários.