Motivo de preocupação global, o corona vírus já motivou diversas ações governamentais e empresariais e em meio a esse panorama, qual deve ser o posicionamento do RH dentro das organizações?
– Incentivar o compartilhamento de informações com o disparo de e-mails que atualizem os colaboradores sobre o status atual da pandemia, evitando a desinformação.
– Orientação e estímulo a práticas de higiene. A sugestão é que informativos com dicas de prevenção sejam espalhados pela empresa, de forma que todos os colaboradores tenham acesso.
– Higienização do local de trabalho.
– A adoção do home office pode ser uma das mais importantes alternativas a ser discutida entre RH e a liderança da empresa.
Em caso de um eventual home office:
– Reunião de acompanhamento ao menos uma ou duas vezes por semana via qualquer aplicativo que a empresa use.
– Ferramentas na nuvem também são importantes para armazenar o desenvolvimento dos projetos em banco de informações – assim, ninguém fica fora do processo de gestão.
– Deixe claro os horários em que o funcionário deve ser encontrado por estar a trabalho. Estar home office no período de x a x é compromisso com a jornada laboral;
– O inverso também é fato: acabou o horário, respeite o horário de descanso do funcionário;
– O rodízio entre equipes deve ficar a critério de cada empresa.
O RH deve estar mais atenta do que nunca em parceria com a área de comunicação interna da empresa. É essencial que as mensagens que o negócio tem a transmitir sejam de fácil entendimento de todos.