Embora as habilidades técnicas e digitais sejam extremamente importantes, sozinhas elas não são o suficiente. Competências comportamentais também ganham relevância cada vez maior. Muitos profissionais concluem a faculdade com as habilidades técnicas e digitais, entretanto, sem habilidades sociais (chamadas também de habilidades humanas) como liderança, trabalho em equipe, gestão do tempo, adaptação às mudanças, comunicação e resolução de problemas.
Desse modo, o setor de RH tem o desafio de desenvolver métodos para capacitar os profissionais e buscar meios que os mantenham motivados diante das mudanças repentinas que surgirão. Além de treinamentos voltados para a esfera técnica e digital, é preciso oferecer exercícios que contribuam para o aprimoramento das habilidades sociais. Assim, o profissional bem-sucedido do futuro é aquele que consegue resolver problemas complexos com presteza e pensamento crítico, ponderando diante dos prós e contras.
A criatividade é fundamental num cenário no qual novos produtos e serviços surgem com mais rapidez. Ainda será importante lidar com as inúmeras informações e saber filtrá-las para tomar a decisão mais acertada.